10 Dicas para Encarar (Sem Medo) o Primeiro Dia de Trabalho

O primeiro dia é quase sempre um dia muito difícil para várias situações da vida, inclusive o primeiro dia de trabalho.

O primeiro dia de namoro, o primeiro dia de solteiro, o primeiro dia na casa nova… o primeiro dia no emprego.

No emprego, o primeiro dia pode se transformar em um fantasma se você não souber lidar com ele, afinal ali estão pessoas diferentes, que já sabem muito sobre o trabalho e a empresa e que, podem, em alguns casos, boicotar os novatos.

Saiba também quais são os empregos mais procurados pelos jovens.

10 Dicas para o Primeiro Dia de Trabalho

Então, para que você passe por todas as situações que podem acontecer no primeiro dia de trabalho, confira dez dicas infalíveis.

1. Seja Discreto

O primeiro dia de trabalho é o dia em que você deve observar como as pessoas se comportam, sobre o que conversam e como agem diante do chefe.

Este é o momento de você conhecer os novos colegas, mas lembre-se de fazer isso da forma mais discreta possível. Nada de brincadeiras e piadinhas logo no primeiro dia.

2. Seja Interessado

O primeiro dia de trabalho também o momento de você se apresentar ao chefe e aos seus colegas. Pergunte o nome de cada uma das pessoas e tente lembrá-los. Chamar as pessoas pelo nome é uma forma muito gentil e cortês de mostrar interesse.

Se tiver oportunidade, sente com seu superior e pergunte sobre a empresa e os setores que se relacionam com seu dia a dia.

3. No Silencioso

É educado manter o telefone celular no silencioso. Afinal de contas, ninguém precisa saber do seu gosto musical (que pode ser duvidoso) logo no primeiro dia. Também evite conversas extensas ao telefone e fale baixo!

4. Ocupe Apenas o Seu Espaço

Isso significa não bancar o intrometido logo no primeiro dia de trabalho. Só opine se você for solicitado. Dar palpite sem ser convidado é um péssimo hábito, além de passar a impressão que você é invasivo.

5. Hora do Almoço

O primeiro dia  no trabalho também pode ser complicado quando o assunto é o horário do almoço.

O ideal é que você pergunte para as pessoas mais amigáveis como é o funcionamento do setor, se existe um horário único de almoço ou se as pessoas se revezam, por exemplo.

Se ninguém convidá-lo, almoce sozinho. Aproveite para conhecer restaurantes da região.

6. Menos Energia, Mais Etiqueta

Se você é uma pessoa muito enérgica, guarde sua energia para os dias que sucedem o primeiro dia de trabalho.

Nada de falar demais, falar muito alto ou se mostrar uma pessoa cheia de ideias. Lembre-se que o primeiro dia é o dia em que você vai se apresentar e observar seus colegas, além do que, as coisas não mudarão no primeiro dia, por isso, guarde suas ideias para outro momento.

7. Não Seja Ansioso

O primeiro dia de trabalho gera ansiedade. Isso é inevitável, mas é controlável. Respire fundo e fale pausadamente.

Quando fica nervosa, as pessoas tendem a gaguejar, o que demonstra nervosismo e insegurança, por isso, respire fundo e controle a ansiedade.

8. Dance Conforme a Música

O segredo para encarar o primeiro dia de trabalho sem estresse é se comunicar com as pessoas da forma como elas se comportam.

Há pessoas que são mais burocráticas, outras mais comunicativas, outras mais despojadas. Tenha uma forma de conversar com cada pessoa, respeitando suas individualidades e necessidades, mas fazendo isso de forma natural. Ah! Fique longe das fofocas.

9. Seja Atento

Se um colega for a pessoa encarregada de apresentar sua rotina de trabalho, preste atenção na explicação e pergunte sempre que tiver dúvida. Este é o momento de aprender o que você fará nos próximos dias.

Vale levar uma caderneta e anotar as principais tarefas, como elas deverão ser feitas, os fluxos e os principais contatos de telefones e emails. Ao ser orientado sobre os projetos sob sua responsabilidade, anote tudo e já pense em uma maneira de fazer um cronograma para se organizar.

Não esqueça de anotar os prazos para o desenvolvimento de cada atividade.

10. Seja Pontual

Nada pior do que chegar atrasado no primeiro dia de trabalho. Ser pontual, aliás, é uma das regras para ser bem visto.

Também é importante que você saia no horário determinado, a não ser, é claro, que seu superior lhe peça para fazer hora extra já no primeiro dia de trabalho.

Vale lembrar que este  não é um bom momento querer “mostrar serviço” em relação aos demais colegas, afinal você é o novato.

Dica Bônus

A dica mais importante para encarar o primeiro dia de trabalho é manter a calma. Com o tempo, as coisas se ajeitam e as pessoas mostram-se confiáveis ou não. O importante é entender que o primeiro dia de trabalho é um momento de aprendizado, modéstia e paciência.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *