Como Divulgar Seu Currículo na Internet (Até Mesmo com o Facebook)

Saiba como divulgar seu currículo da maneira certa através da internet e aumente suas chances de conseguir a vaga de emprego desejada

Você está à procura de uma vaga. Já viu e reviu dicas para deixar seu currículo perfeito, mas ainda tem dúvidas sobre como divulgar seu currículo para que potenciais empregadores possam vê-lo e, assim, convidar você para entrevistas.

Se essa é a sua situação, é hora de ter muita calma, pois o pior erro que você pode cometer é sair distribuindo seu currículo em qualquer site.

Isso porque no seu currículo constam informações muito pessoais que, nas mãos de pessoas erradas, podem acabar prejudicando você. Veja alguns exemplos:

  • Dados pessoais: Seu endereço, e-mail e até telefone podem ser utilizados de má fé por pessoas que você desconhece, inclusive para extorsão;
  • Experiência profissional: Se você divulga seu currículo em qualquer lugar da internet, ele pode simplesmente estar indo direto para seus concorrentes, que podem fazer verdadeira cópia do modelo que você adaptou para seu perfil.

Nenhuma das situações acima é boa, não é mesmo? Por isso, você deve selecionar com bastante atenção os lugares que escolhe para disponibilizar suas informações profissionais e pessoais.

Para ajudar você, listamos os lugares mais comuns e seguros para se disponibilizar seu currículo, assim você terá certeza de que não será prejudicado de modo algum.

LinkedIn

Hoje em dia há redes sociais para todos os gostos. O LinkedIn é a rede social onde os usuários de conectam em função da sua vida profissional. Na prática, é um verdadeiro Networking. Os usuários têm a opção de se comunicar, debater temas, participar de grupos sempre focando em seu lado profissional.

É bastante confiável, pois você tem como saber quem está acessando seu perfil e, inclusive, pode deixá-lo restrito apenas para pessoas do seu círculo. Além disso, não exige nenhum upload dos formatos de currículo; você disponibiliza as informações e o próprio LinkedIn as distribui dentro de um formato pré-estabelecido.

Como posso divulgar meu currículo no LinkedIn?

Para não ter dúvidas, veja os passos a seguir:

  1. Conecte-se aos seus conhecidos, a pessoas que trabalham ou já trabalharam com você;
  2. Busque pessoas de áreas afins;
  3. Você tem contato com pessoas de outras empresas? Conecte-se a elas também;
  4. Seja interessante e participativo.

Use e abuse dessa rede social, pois muitas vagas não são divulgadas no mercado e são preenchidas por indicações. Ou seja, no LinkedIn você faz contatos, o que é fundamental no para sucesso profissional.

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada da atualidade, não há dúvidas. As pessoas se reúnem nesse espaço para tudo: conversar, compartilhar interesses e, claro, conhecer pessoas novas.

Como posso divulgar meu currículo no Facebook?

Veja algumas opções:

  1. Páginas: você pode criar páginas para divulgar algum serviço ou produto que você desenvolva e, assim, acaba por encontrar pessoas interessadas para as quais pode enviar sue currículo. Você também pode encontrar contatos de empresas através dessas páginas e enviar seu currículo para elas.
  2. Grupos: Há vários grupos onde estão profissionais de uma mesma área. As empresas procuram por eles para divulgar vagas e encontrar candidatos. Por isso, você pode participar desses grupos de maneira em que se note seu diferencial.
  3. Amigos: Há pessoas que na própria linha do tempo divulgam oportunidades de trabalho, por isso, seus amigos podem ser uma maneira muito boa de divulgação do seu currículo. Informe para eles que está à procura de trabalho e eles te indicarão para as vagas que tiverem conhecimento.

Blog ou Site Pessoal

Hoje você pode ir até seu futuro empregador e fazer com que ele venha até você.

Como assim?

É simples: você pode ir atrás de uma empresa e disponibilizar seu currículo por e-mail, por exemplo, e com a simples menção de um site ou blog pessoal pode atrair a atenção dessa empresa para que veja mais do seu perfil.

Com certeza essa é uma das melhores maneiras de se fazer um currículo criativo!

Em um currículo você tem apenas uma página para se fazer notar, mas em um site ou blog pessoal, você pode mostrar seus trabalhos realizados e dizer muito mais sobre você e, inclusive, fazer um currículo mais interativo.

Sites Especializados

Você já ouviu falar em Catho, Vagas, Infojobs?

São sites especializados em divulgar vagas de empresas de todo o Brasil. Muitas pessoas acham que é apenas um meio de encontrar vagas de trabalho, mas não é só isso.

Esses sites são perfeitos para divulgar seu currículo, sem que você precise se candidatar sempre às oportunidades que surgem. Pois, se o seu currículo for interessante, as próprias empresas encontrarão você.

Então, não perca tempo. Use a internet a seu favor sem precisar comprometer suas informações profissionais.

Gostou da Dicas? Faça um Comentário!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *