Como Fazer um Currículo para Estágio

Quem não tem muita experiência profissional também pode ter um bom curriculum vitae. Se você busca por um estágio, leia o artigo até o fim. Chegou a hora de você mostrar para os recrutadores que pouca prática não significa pouco talento, tendo em mãos um currículo bem interessante. Nós te ensinamos como fazer.

A principal dica para o currículo de quem tem pouca ou nenhuma experiência é valorizar suas atividades extracurriculares. Coloque os trabalhos voluntários que você fez ou faz. Sua formação escolar deve aparecer, mas ela não é ponto-chave do seu currículo, já que todos os outros candidatos também possuem esta mesma formação.

O currículo de quem procura por um estágio pode ser dividido em quatro partes. A primeira informação que deve aparecer no seu currículo é o seu nome, em um tamanho de letra um pouco maior do que o usado no restante do texto. Utilizar uma fonte tamanho 14 já é o suficiente. Em seguida, você deve colocar suas informações pessoais: nacionalidade, idade, estado civil, endereço completo, telefones (celular e residencial) e email. Atenção a esta última informação. Use um email profissional nada de lindinha18@ ou patetabh@xxx. Se não tiver um email formal, crie um imediatamente! Fotos e número de documentos também são dispensáveis, a não ser que as empresas exijam.

Em seguida, você deve detalhar sua formação acadêmica, com o nome da instituição, nome do curso e a previsão de conclusão do curso. Prefira sempre colocar o mês e o ano da previsão de formatura a colocar o período em que está cursando. Isso porque, quem o contrata não pode ter dúvidas sobre quanto tempo falta para a conclusão do seu curso.

Você já tem alguma experiência? Coloque-a no currículo, sempre da mais recente para a mais antiga, colocando o nome da empresa, o ano que você entrou e saiu da instituição e suas principais atividades e responsabilidades. A última parte do currículo deve conter as informações sobre o conhecimento de idiomas, informática, trabalhos voluntários, práticas esportivas dentre outras informações que você julgar de interesse do recrutador.

Quando for especificar os idiomas que você tem seja honesto. Se for fluente, diga que é fluente. Se tiver apenas o curso intermediário, diga que é intermediário. Se tiver apenas o curso básico, faça a mesma coisa. Mencione, também, se você tiver ainda em curso e coloque o nível em que você está. Lembre-se: toda e qualquer informação colocada em seu currículo será checada!

Além destas quatro principais partes, o currículo para um estágio também pode ter uma categoria chamada de “qualificações” em que você pode citar suas quatro principais competências. Suas competências são aquilo que você tem de positivo que agregam valor a seu trabalho como pontualidade, dinamismo, facilidade de relacionamento interpessoal, organização dentre outros. Seus conhecimentos em informática também podem entrar neste item.

No currículo você também pode colocar os prêmios que você ganhou por trabalhos desenvolvidos na faculdade e as atividades extraclasse que foram realizadas, como ter sido representante de turma, o que mostra liderança, ou integrante do Diretório Acadêmico.

Apesar da pouca experiência que você tenha, fazer o currículo para um estágio exige o mesmo profissionalismo de qualquer outro currículo. Faça várias revisões ortográficas antes de enviar seu curriculum vitae para uma empresa. Você pode ser eliminado apenas por ter escrito uma palavra errada ou por ter errado na concordância de uma frase. Fique atento às normas da Língua Portuguesa!

Faça seu currículo ser visto

A dica valiosa, e talvez já sabida, mas ainda pouco praticada, é dizer sempre a verdade da maneira mais simples e objetiva. Não diga que você tem uma habilidade se você não a tem. Todas as informações do seu currículo serão checadas e uma informação falsa pode fazer com que você perca uma boa oportunidade de estágio.

Os especialistas recomendam e você pode ter vários currículos, um para cada área em que tem interesse em atuar. A informação que você muda é a do item objetivo profissional. Desta forma, se você deseja trabalhar em um banco, pode definir se deseja estagiar na área da comunicação ou na área financeira, por exemplo.

Atenção, seu currículo deve ter apenas uma página! É importante que você não exceda este limite. Outra dica dada por quem é mestre no assunto: A não ser que você esteja se candidatando para uma vaga de design gráfico, em que a criatividade seja seu ponto mais forte, não abuse deste quesito no seu currículo. Prefira fontes conhecidas, como Arial e Times New Roman, em tamanho padrão, 12, e cor preta. Lembre-se: você não pode ser lembrado pelos floreios do seu currículo e sim pelas informações relevantes contidas nele.

A última dica de como fazer um currículo para estágio é lembrar sempre de enfatizar sua dedicação, objetivos, expectativas e seu comprometimento com a vaga pretendida, tudo de forma muito sincera e objetiva.

Junto a seu currículo, você também pode enviar uma carta de apresentação. Este documento tem como função divulgar seu perfil profissional de forma bem resumida. A estrutura do documento é um texto cursivo, sem tópicos, onde você menciona somente os pontos positivos do seu currículo, como forma de mostrar para o recrutador, como você pode contribuir para o desenvolvimento daquela empresa.

how to get rid of acne
WP Socializer Aakash Web