Como Fazer um Currículo Criativo (Dicas Imperdíveis)

Utilize um Currículo Criativo e destaque-se nos processos seletivos. Confira nossas dicas Agora!

Mostrar que você é um profissional diferente dos demais e que não quer só um currículo simples com apenas uma folha sulfite é o desafio de muitas pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho. Os profissionais têm buscado, cada vez mais, chamar a atenção para seu perfil profissional e fazer com que os olhos dos selecionadores pairem sobre eles.

E essa não é uma tarefa fácil, mesmo seu currículo estando dentro dos conformes, pois, com a concorrência acirrada, o currículo “bem feito” passou a ser exigência e não diferencial. Dessa maneira, mesmo com total dedicação e capricho, você não pode ter uma garantia de 100% de retorno.

E é por conta dessa concorrência acirrada por uma vaga nas grandes empresas que muitos profissionais têm investido em um Currículo Criativo. Mas não confunda: aqui não se trata de clichês como papel colorido ou configurar a fonte do CV em estilo floral. Não é nada disso, até mesmo porque essa não é a atenção que você quer chamar.

Características de um Currículo Criativo

Os Currículos Criativos são muito utilizados por profissionais do design gráfico e áreas relacionadas à diagramação e criação. As características de um Currículo Criativo podem variar bastante porque a criatividade varia de pessoa para pessoa. Mas, pode-se dizer que, geralmente, há algumas características que estão presentes na maioria deles, como as citadas abaixo:

  • Fogem do “padrão” sem menosprezar o histórico da vida profissional do candidato;
  • Têm uma paleta de cores que são harmonizadas, para fugir do clássico preto e branco;
  • São muito criativos;
  • Usam infográficos, gráficos comuns ou formas geométricas;
  • São muito bem diagramados;
  • Usam logomarcas para ressaltar a experiência profissional (alguns);
  • Usam fontes alternativas sem pecar por falta de profissionalismo ou exagero.

 

Como um Currículo Criativo pode Inovar?

Um Currículo Criativo tem aberturas que permitem inovar em 3 pontos principais:

  1. Na disposição das informações – ou seja, elas não precisam mais estar inseridas, uma embaixo da outra. Podem ficar no em colunas, alternar de lado, etc;
  2. No tamanho, estilo e cor da fonte – foge-se cada vez mais do arial, calibri e afins. Há, muitas vezes, a combinação de dois ou mais tipos de fontes no mesmo modelo;
  3. Na inserção de imagens – para agilizar o processo de análise do currículo e estender o período de análise do perfil do candidato.

Optando por um Currículo Criativo você garante que o selecionador se interesse mais por seu perfil e convide você para a entrevista. Isso porque esse modelo de CV faz com que você ganhe vantagem em relação aos demais candidatos.

You may also like...

1 Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *