Utilize um Currículo Criativo e destaque-se nos processos seletivos. Confira nossas dicas Agora!
Mostrar que você é um profissional diferente dos demais e que não quer só um currículo simples com apenas uma folha sulfite é o desafio de muitas pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho. Os profissionais têm buscado, cada vez mais, chamar a atenção para seu perfil profissional e fazer com que os olhos dos selecionadores pairem sobre eles.
E essa não é uma tarefa fácil, mesmo seu currículo estando dentro dos conformes, pois, com a concorrência acirrada, o currículo “bem feito” passou a ser exigência e não diferencial. Dessa maneira, mesmo com total dedicação e capricho, você não pode ter uma garantia de 100% de retorno.
E é por conta dessa concorrência acirrada por uma vaga nas grandes empresas que muitos profissionais têm investido em um Currículo Criativo. Mas não confunda: aqui não se trata de clichês como papel colorido ou configurar a fonte do CV em estilo floral. Não é nada disso, até mesmo porque essa não é a atenção que você quer chamar.
Características de um Currículo Criativo
Os Currículos Criativos são muito utilizados por profissionais do design gráfico e áreas relacionadas à diagramação e criação. As características de um Currículo Criativo podem variar bastante porque a criatividade varia de pessoa para pessoa. Mas, pode-se dizer que, geralmente, há algumas características que estão presentes na maioria deles, como as citadas abaixo:
- Fogem do “padrão” sem menosprezar o histórico da vida profissional do candidato;
- Têm uma paleta de cores que são harmonizadas, para fugir do clássico preto e branco;
- São muito criativos;
- Usam infográficos, gráficos comuns ou formas geométricas;
- São muito bem diagramados;
- Usam logomarcas para ressaltar a experiência profissional (alguns);
- Usam fontes alternativas sem pecar por falta de profissionalismo ou exagero.
Como um Currículo Criativo pode Inovar?
Um Currículo Criativo tem aberturas que permitem inovar em 3 pontos principais:
- Na disposição das informações – ou seja, elas não precisam mais estar inseridas, uma embaixo da outra. Podem ficar no em colunas, alternar de lado, etc;
- No tamanho, estilo e cor da fonte – foge-se cada vez mais do arial, calibri e afins. Há, muitas vezes, a combinação de dois ou mais tipos de fontes no mesmo modelo;
- Na inserção de imagens – para agilizar o processo de análise do currículo e estender o período de análise do perfil do candidato.
Optando por um Currículo Criativo você garante que o selecionador se interesse mais por seu perfil e convide você para a entrevista. Isso porque esse modelo de CV faz com que você ganhe vantagem em relação aos demais candidatos.
Gostei, explica muito bem.