Palavras e Experssões que Não Podem Faltar em um Currículo Perfeito

Palavras e expressões que não podem faltar em currículo de destaque.
Um currículo perfeito tem as palavras como aliadas na busca pela vaga. A hora da seleção dos CVs é tão decisiva que você, enquanto candidato preparado, precisa demonstrar que tem um perfil atraente.

E mais: esse perfil precisa ser identificado por gerentes de contratação e profissionais de recursos humanos assim que baterem o olho no seu currículo.

É por esse motivo que há a necessidade de usar algumas palavras que sintetizam qualificações ou habilidades procuradas pelas organizações. Mas, ao contrário do que se imagina, não são frases prontas ou de impacto (que estão às centenas na internet) que irão fazer a diferença.

O verdadeiro diferencial de um currículo atrativo está na escolha das palavras ou expressões, de modo que fiquem bem construídas no contexto e, ao mesmo tempo, descrevam o perfil profissional de modo a recomendá-lo como candidato ideal à vaga.

Você pode achar que é difícil acertar na escolha das palavras, mas as próprias empresas deixam dicas a partir do momento em que divulgam a vaga ao mercado.

Palavras-chave de Cada Área

Pode-se dizer que há palavras-chaves de acordo com cada área. Essas palavras-chaves demonstram conhecimento das técnicas e até mesmo de algumas práticas que envolvem o cotidiano da profissão.

Tê-las em seu currículo ressalta o conhecimento e a experiência profissional, demonstrando assim que o candidato está familiarizado com a rotina exigida para vagas da área.

Por isso, em modelos currículos destinados às áreas comerciais, as palavras abaixo podem garantir um convite para a entrevista. Veja:

  • marketing;
  • feedback positivo;
  • pós venda/ follow up;
  • reuniões;
  • prospecção de clientes;
  • carteira de clientes.

Uma dica importante para a área comercial é colocar nomes de clientes que sejam fortes no mercado e com os quais já tenha trabalhado. Essa prática reforça o profissionalismo e o êxito profissional.

No entanto, caso o objetivo seja buscar vagas para a área de informática, o vocabulário deve focar em tecnologia, programas e técnicas que são indispensáveis para quem deseja trabalhar no ramo. Veja alguns exemplos:

  • Intranet/Internet;
  • HTML 5;
  • Javascript;
  • Sistema operacional (Windows, Linux, Mac);
  • Banco de dados;
  • Domínio em PHP.

Para essa área, o conhecimento de expressões em inglês e de siglas características de programas e afins devem estar bem apresentados no currículo.

Busque focar no que é essencial, mas não deixe de reforçar suas habilidades diferenciais: aquele programa que nem todos dominam, as técnicas e conhecimentos que você sabe que são necessárias e não muito exploradas no mercado.

No Currículo Perfeito cada Palavra Tem Lugar Certo

Geralmente, essas palavras estão presentes nos itens “Habilidades” e “Experiência Profissional” de um Curriculum Vitae. Mas não é raro aparecerem em outros tópicos também, pois o importante é estarem alinhadas às informações que devem acompanhar, independente do tópico.

Por isso, elas podem estar presentes em tópicos mais resumidos ou nos mais descritivos.

Isso porque o uso das palavras-chaves ainda é capaz de demonstrar o foco que o candidato tem em relação à vaga. Muitos acreditam que basta apenas redigir bem o tópico “Objetivo” e que tudo estará resolvido. No entanto, se houver discrepância de palavras, ou seja, palavras de áreas totalmente diferentes, o seu currículo irá denunciar que não há comprometimento nem desejo real por aquela vaga.

Palavras e Expressões Gerais para Criar Seu Currículo Perfeito

Um currículo perfeito também pode ser ainda atrativo se agregar às palavras específicas outras de cunho mais geral. Isso porque expressões mais gerais tendem a focar no perfil profissional e na qualidade do trabalho realizado pelo candidato.

E para saber quais são essas palavras poderosas capazes de prender a atenção dos recrutadores, diversas agências realizam pesquisas periodicamente. Veja os vocábulos que mais atraem os responsáveis pelas contratações de diferentes áreas em grandes empresas:

  • Treinamento;
  • Criação ou implantação;
  • Resolução de problemas;
  • Ideias;
  • Dentro do orçamento previsto.

Claro, você deve adaptar as palavras ao seu histórico profissional. Agora, se não houver maneira de implementá-las no seu modelo de currículo, nunca opte pelas invenções ou exageros.

Essas expressões gerais servem para ressaltar características do seu perfil profissional e, dessa forma, acabam deixando seu currículo perfeito aos olhos de potenciais empregadores. E esse é um trunfo que apenas candidatos atentos saberão usar. Por isso, agregue essas dicas ao seu currículo e conquiste mais entrevistas.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *