Modelos de Currículos

Fazer um currículo é bem simples, apesar disso, temos vários modelos de currículos prontos e atualizados para você

Você já sabe que, para conseguir aquele emprego tão sonhado, precisa ter em mãos um currículo impecável.

Isso significa não apenas ter inúmeras experiências profissionais – sim, isto encanta qualquer recrutador, mas não é o bastante – mas ter um currículo vitae que diga o profissional competente que você é, sem erros de ortografia e concordância, e que seja sucinto. Viu?

Fazer um currículo é simples, mas, para que esta tarefa se torne ainda mais fácil, separamos vários modelos de currículos para que você apenas preencha. Mas lembre-se. Como há vários modelos de currículos, utilize aquele que se adéqua a sua realidade.

Nada de inventar informações a respeito da sua carreira profissional só porque existe um campo no currículo. Tudo será checado pelo recrutador, tenha isso em mente!

Modelos de currículos simples

O modelo de currículo simples é o ideal para quem não sabe qual modelo seguir. Ele contempla todas as informações necessárias para quem busca uma nova colocação no mercado de trabalho. A primeira informação de qualquer currículo, e isso também vale para os modelos mais simples, é colocar seu nome completo centralizado na página numa fonte Arial 14. Pode usar em negrito, com a primeira letra do nome e sobrenome em maiúscula e as outras minúsculas.

A informação seguinte é preencher os campos dos dados pessoais. Esta parte do currículo deve conter as seguintes informações: endereço completo, telefones para contato (fixo e celular), data de nascimento e email profissional.

A segunda parte do currículo é aquela que se relaciona com sua vida profissional. O primeiro campo é “Objetivos profissionais”. Esta é, sem dúvida, a parte mais importante do currículo, isso porque, é nesta curta frase que os empregadores conhecem um pouco do seu perfil profissional. Seu objetivo profissional é sua intenção profissional. Neste campo você deve descrever o cargo que pretende ocupar ou em qual área deseja trabalhar. Faça isso em, no máximo, duas linhas e da forma mais objetiva e clara possível.

A terceira parte do currículo chama-se “Formação” ou “Escolaridade”. Preencha sempre do curso mais recente para o mais antigo. Se você busca por uma primeira oportunidade de emprego, pode omitir a instituição em que você cursou o Ensino Médio, devendo colocar apenas a instituição que fez graduação, pós-graduação, mestrado etc. Mas, se procura por um estágio, pode colocar a escola onde estudou, principalmente se junto com o ensino regular você fez cursos técnicos. Isso enriquece ainda mais seu currículo.

O próximo item são as “Experiências profissionais”. Coloque cada uma de suas experiências em ordem decrescente, ou seja, do emprego mais recente para o mais antigo, citando o nome da empresa, o período em que esteve nele, qual era seu cargo e suas principais responsabilidades. Fique atento, é preciso ser bastante objetivo nesta parte. Liste apenas as três últimas experiências que tiverem relação com a empresa ou vaga que você busca.

A quarta e última parte do currículo é intitulada “Cursos”. Coloque neste campo, todos os cursos que você fez, também em ordem decrescente, especificando o ano, o nome do curso e a empresa ou pessoa que o ministrou. Também é importante informar o tempo de duração das atividades. Neste campo você deve colocar os cursos de idiomas e de extensão. Lembre-se: estas informações serão checadas! Seja verdadeiro e honesto. Não adianta falar que possui um curso de informática avançada se ainda não passou da fase inicial. Ao final do seu currículo, coloque apenas a data. Não é preciso assinatura.

Modelos de currículos atualizados

Outra forma de conseguir um modelo de currículo pronto é usar a ferramenta do Windows de fazer currículo. Nela, você tem acesso a diversos modelos de currículos atualizados, que já seguem os padrões desejados pelo mercado de trabalho. Para ter acesso aos modelos de currículos do Windows você precisa ter instalado em seu computador o Windows XP, Vista, 2010, 2007 ou 2003.

No Windows XP, abra uma nova página do Word. No menu arquivos, clique em “Novo”, “Modelos Instalados” e “Currículo”. Observe que há vários modelos de currículos simples. Veja o que mais se encaixa em seu perfil. No Windows Vista siga os mesmos passos.

No Word 2010 também há uma série de modelos de currículos prontos. Abra uma página em branco no Word. Clique em “Arquivo”, “Novo” e, em seguida, na pasta “Modelos”. Dentro desta página há uma aba “Resumos e Currículos”. Selecione esta pasta e escolha o currículo que irá utilizar. Clique em “Descarregar”. Digite suas informações e salve.

No Word 2007, abra um novo documento do Word. Clique em “Office”, “Novo” e, em seguida, em “Modelos”. Selecione a aba “Resumos e Currículos”. Escolha o modelo de currículo e clique no botão “descarregar”. Preencha com suas informações e salve.

No Word 2003, abra um novo documento no Word. No menu “Arquivo”, clique em “Novo” e, em seguida, em “Modelos”, no Office Online. Digite o termo “currículo” na caixa de pesquisa. Selecione e baixe o modelo que deseja usar. Depois do arquivo baixado, é só preencher com suas informações e salvar o documento.