Como Ter um Currículo Diferenciado com Trabalho Voluntário (Isso é pra Poucos)

Este é um item que não figura em todos os currículos que são enviados para concorrer às vagas divulgadas no mercado.

E é exatamente por esse motivo que as empresas costumam ver com bons olhos os perfis de candidatos que incluem o trabalho voluntário em seus currículos.

Trata-se, na verdade, de um diferencial bastante atrativo, pois diz muito a respeito da personalidade do profissional cogitado para a vaga.

Geralmente trabalhos voluntários estão diretamente relacionados a tarefas que envolvem um contato interpessoal. Os exemplos mais comuns são trabalhos em orfanatos, asilos, ONGs e até mesmo em ruas e hospitais. Resumidamente, se trata de um trabalho não remunerado que é feito em prol da comunidade e de pessoas que vivem à margem da sociedade.

Como o Trabalho Voluntário faz Seu Currículo Diferenciado

Mas, o que o trabalho voluntário no seu currículo pode dizer ao recrutador sobre você?

  • Que você tem pró atividade;
  • Que tem bom relacionamento interpessoal;
  • Que se comunica bem;
  • Que é uma pessoa ativa socialmente;
  • Que é um cidadão crítico;
  • Que tem um perfil ativo;
  • Que busca alcançar resultados.

Esses são apenas alguns dos motivos que fazem com que aqueles candidatos que fazem, ou já fizeram, algum tipo de trabalho voluntário tenham tanta credibilidade.

Além do mais, o trabalho voluntário presente no currículo interessa muito as empresas que tem uma responsabilidade social aplicada à sua visão, missão e valores. Um recrutador bem treinado e experiente estará atento para identificar perfis que tenham afinidade com a organização para a qual trabalha.

Como Falar do Trabalho Voluntário no Currículo

Mas, qual o modo mais adequado para inserir o trabalho voluntário no seu currículo?

Há duas maneiras de incluir o trabalho voluntário no seu currículo e ambas têm o mesmo intuito: ressaltar essa informação no currículo, cada uma à sua maneira. A primeira maneira é para quem já trabalhou em empregos remunerados, e a segunda é para quem busca por sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Para quem já tem experiência profissional, os passos para incluir o trabalho voluntário no currículo são:

  1. A informação deve ser incluída no fim do currículo.
  2. Geralmente coloca-se o item “INFORMAÇÕES ADICIONAIS”, mas para se obter um destaque maior, o ideal é renomear esse item para “EXPERIÊNCIA EM TRABALHO VOLUNTÁRIO”.
  3. Siga o modelo que você utilizou na “EXPERIÊNCIA PROFISISONAL” para descrever as tarefas que realizou neste trabalho voluntário.
  4. Dê ênfase ao nome da instituição na qual prestou trabalho voluntário e também às datas.

Se For Primeiro Emprego

Agora, em caso de primeiro emprego, as orientações recomendadas são as seguintes:

  1. A informação deverá ser incluída separadamente em duas partes do currículo.
  2. Crie um item “QUALIFICAÇÕES”, onde você descreverá em tópicos as habilidades que desenvolveu durante o trabalho voluntário e também as tarefas importantes que executou nesse período.
  3. Substitua o item “EXPERIÊNCIA PROFISISONAL” por “EXPERIÊNCIA EM TRABALHO VOLUNTÁRIO”, dando ênfase no nome da instituição onde prestou trabalho voluntário, relacionando o cargo que ocupou e o período.
  4. Não se esqueça de buscar recomendações quando finalizar seu trabalho voluntário. Caso seja possível, mantenha consigo um contato que possa dar referências, se necessário.

Agora, se você nunca fez nenhum tipo de trabalho voluntário, mas gostaria de realizar algum serviço de cunho social para inserir no seu currículo, só precisa saber onde encontrá-los. Isso porque há serviços voluntários relacionados a muitas atividades e você pode encontrar uma que tenha mais afinidade com seu perfil.

Procure as ONGs que atuam próximas à sua residência ou até mesmo ao seu bairro. Ou então, busque por parques que tem programação aberta à população.

Até mesmo em bibliotecas há trabalhos voluntários.

Além de enriquecerem seu currículo dando mais visibilidade durante a fase de seleção, podem ajudar a desenvolver a capacidade de liderança, o que é muito cobrado para diversos cargos nas empresas privadas. O importante é fazer algo em que você se sinta útil e que possa aprender, agregando mais conhecimento não somente à sua vida profissional, mas à sua vida pessoal também.

No entanto, se você possui um histórico bastante amplo de trabalhos voluntários, selecione aqueles que têm mais relação às vagas que você deseja alcançar no mercado de trabalho e atualize seu currículo. Dessa maneira, você terá um diferencial que sempre destacará seu perfil dos demais concorrentes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *